Main Page
Apresentação
A formação e a disponibilização de conteúdos faz parte do ADN da Geomaster. Neste espaço, estamos a juntar todos os conteúdos das nossas formações, que ainda estão dispersos por vários sítios.
Requisitos
Para fazer os exercícios propostos, precisa de ter algum espaço livre e o software necessário instalado. Os exercícios são independentes do sistema operativo: tanto pode usar Linux, Windows ou macOS.
Máquina virtual OSGeo Live
Uma boa alternativa para a formação é a utilização da máquina virtual OSGeo Live que já tem todo o software SIG necessário.
Conteúdos
SIG desktop com QGIS
Introdução à interface do QGIS, a visualização complementar de geometrias e dados, filtrar, selecionar, expressões, trabalhar com a seleção, etc. Instalação da primeira extensão QuickMapServices.
Os dados vectoriais referem-se a entidades que têm uma componente espacial (geográfica) e um conjunto de atributos.
Os dados raster referem-se a superfícies contínuas, cujas propriedades se vão alterando ao longo da superfície.
Visualizar dados raster, calculadora raster, calcular o aspecto, declives, mostrar um perfil.
Cruzar camadas, associar imagens, associar ações a entidades geográficas
Introdução à análise espacial: cálculo de áreas de influência, recorte em função da localização, etc.
SIG desktop com QGIS: Tópicos avançados
Os SIG trabalham com muitos dados e com a propagação dos mais diversos sensores, cada vez há mais dados. A melhor tecnologia para lidar com grandes quantidades de dados são as base de dados.
O Postgresql é o melhor sistema de gestão de base de dados e tem uma componente de manipulação de informação geográfica muito forte, dada pela extensão Postgis.
O conjunto QGIS e Postgresql é especialmente adequando para grandes volumes de informação e em contextos multi-utilizador.
QGIS com Postgresql introduz a ligação ao Postgresql, carregar o resultado de queries, gravar estilos em base de dados, utilizar o gestor de base de dados, etc.
https://stackoverflow.com/questions/37861262/create-multiple-postgres-instances-on-same-machine
Exercício de importação da CAOP do Continente e da Madeira
Utilização de tabelas como domínios para os atributos. Exercício com a sinalização vertical.
O processamento com o QGIS é tão assustador como fabuloso. Assustador pela diversidade de alternativas que apresenta e fabuloso pela mesma razão. Além de todas as capacidades de processamento que tem no próprio código, O QGIS liga-se muito bem a outros software de processamento, como o GRASS, SAGA, Orfeo Toolbox, etc.
As imagens Sentinel são disponibilizadas pela ESA. O tratamento de imagens Sentinel-2 com a extensão Semi-Automatic Classification Plugin
Tratamento de imagens Sentinel
O QGIS está escrito em C++ que é uma linguagem orientado a objetos, que gera código muito eficiente. O QGIS usa a biblioteca QT para todas as componentes de interface com o utilizador. Embora todo o núcleo esteja em C++, todas as funcionalidades são expostas para outras aplicações através de uma API que pode ser invocada a partir do Python. Ou seja, a partir de um programa Python, podemos comandar o QGIS e tirar partido de todas as suas funcionalidades.
Explorar o QGIS a partir do Python
Base de dados espaciais com Postgresql
Publicação na Web com Geoserver
Servidores de mapas: conceitos
Disponibilização de uma camada WMS/WFS
Disponibilização de uma camada WMTS
Publicação na Web com uMap
A plataforma uMap permite criar mapas de uma forma simples. Os mapas criados podem ser incorporados num blog ou num site.